quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dragão De PESCOÇO COMPRIDO DESCOBERTO NA CHINA


Universidade de Alberta paleontólogos incluindo doutorando Tetsuto Miyashita, ex-aluno de mestrado Lida Xing e professor Philip Currie ter descoberto um novo espécies de um dinossauro de pescoço comprido de um esqueleto encontrado na China. Os resultados foram publicados em um novo papel no Journal of Vertebrate Paleontology.

Qijianglong (pronuncia-se "CHI-jyang-lon") é de cerca de 15 metros de comprimento e viveu há cerca de 160 milhões de anos, no Jurássico. O nome significa "dragão de Qijiang," pela sua descoberta perto Qijiang City, perto de Chongqing. O site fóssil foi encontrado por trabalhadores da construção civil em 2006, ea escavação, eventualmente, acertar a de série grande vértebras do pescoço estirado no chão. Incrivelmente, a cabeça do dinossauro ainda estava ligado. "É raro encontrar uma cabeça e pescoço de um dinossauro de pescoço comprido juntos, porque a cabeça é tão pequeno e facilmente retirado após a animal morre ", explica Miyashita.

Esta ilustração mostra o que o dinossauro de pescoço comprido recém-descoberto pode ter parecido.

Crédito: Xing Lida


A nova espécie pertence a um grupo de dinossauros chamados mamenchisaurids, conhecido por seus pescoços extremamente longos, por vezes, medindo até a metade do comprimento de seus corpos. A maioria dos saurópodes, ou dinossauros de pescoço longo, têm pescoços apenas cerca de um terço do comprimento de seus corpos.

Único entre os mamenchisaurids, Qijianglong tinha vértebras do pescoço que foram preenchidos com ar, fazendo seus pescoços relativamente leve apesar de seu tamanho enorme. Entrelaçados articulações entre as vértebras também indicam um pescoço surpreendentemente duro que era muito mais móvel dobra verticalmente do que para os lados, semelhante a um guindaste de construção.

"Qijianglong é um animal legal. Se você imaginar um grande animal que está a meio do pescoço, você pode ver que a evolução pode fazer coisas muito extraordinárias". diz Miyashita.

Isso mostra o esqueleto reconstruído do dinossauro recém-descoberto na galeria do Museu Qijiang, China.


Mamenchisaurids só são encontrados na Ásia, mas a descoberta de Qijianglong revela que pode haver tantas diferenças entre mamenchisaurids como há entre os dinossauros de pescoço longo de diferentes continentes.

"Qijianglong mostra que os dinossauros de pescoço comprido diversificado de formas únicas na Ásia durante os tempos jurássicos - algo muito especial estava acontecendo naquele continente", diz Miyashita. "Em nenhum outro lugar podemos encontrar dinossauros com pescoços mais longos do que os da China. O novo dinossauro nos diz que estes extremo espécies prosperou de forma isolada do resto do mundo ".

Miyashita acredita que mamenchisaurids evoluiu em muitas formas diferentes quando outros dinossauros de pescoço longo foi extinto na Ásia. "Ainda é um mistério porque mamenchisaurids não migraram para outros continentes ", diz ele. É possível que os dinossauros foram uma vez isolado, como resultado de uma grande barreira, como um mar, e perdido em concorrência com espécies invasoras quando a conexão terra foi restaurado posteriormente.

O esqueleto Qijianglong agora está abrigado em um museu local em Qijiang. "A China é o lar para os antigos mitos de dragões", diz Miyashita, "Eu me pergunto se os antigos chineses tropeçou em um esqueleto de um dinossauro de pescoço comprido como Qijianglong e imaginei que criatura mítica".



Contactos e fontes:
Tetsuto Miyashita,
Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Alberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário